PROPOSTA DO CURSO DE FORMAÇÃO

PROPOSTA DE PROJETO DE EXTENSÃO

1. TÍTULO
A INTERNET E SUAS POTENCIALIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA

 

2. IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE
Nome do proponente (coordenador): Vânia Hörner de Almeida – Aluna regular do Mestrado em Educação para Ciências e Matemática – Instituto Federal de Goiás– Câmpus Jataí.
Linha de Pesquisa: Educação Matemática
Câmpus/IFG: Professor Orientador: Adelino Cândido Pimenta
3. ÁREAS DE CONHECIMENTO ENVOLVIDA(S):
(    ) Ciências exatas e da terra aplicada        (     ) Engenharias
(     ) Ciências Agrárias                                      (  x ) Ciências Humanas
(     ) Ciências Biológicas                                  (      ) Linguísticas, letras e arte                 
(     ) Ciências sociais                                        (      ) Ciências da saúde

 

4. CARGA HORÁRIA
70 horas

  

5. PERÍODO DE REALIZAÇÃO
04 de agosto a 10 de outubro de 2014
     
6. PÚBLICO ALVO
Alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Núcleo Pedagógico de Matupá - MT. Curso este ofertado pelo Programa Parceladas da Universidade do Estado de Mato Grosso.

 

7. OBJETIVOS
7.1- Objetivo Geral:
Analisar as relações existentes ou criadas quando se trabalha conteúdos matemáticos da educação básica por meio da internet (WebQuest) como recurso didático utilizando as Tendências da Educação Matemática (Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, TICs, O uso dos Jogos, História da Matemática e Investigação Matemática) na formação inicial de professores de Matemática.
 
7.2- Objetivos Específicos:
Promover um estudo do uso da Internet especificamente a WebQest, enquanto recurso didático no que tange a sua historia, característica, sites de hospedagem  e a sua aplicação no campo educacional;
 Proporcionar uma reflexão sobre o uso da WebQuest  como recurso didático atrelado as metodologias das  Tendências da Educação Matemática e, sobretudo ressaltar a importância dessas metodologias para a formação inicial do professor de Matemática;
Elaborar WebQuest sobre uma das Tendências da Educação Matemática escolhido por cada grupo de alunos da turma;
Incentivar os futuros professores de Matemática a interagir com a WebQuest e buscar nestas, novas formas de ensinar e aprender.
8. JUSTIFICATIVA
Atualmente, vivemos em um novo momento tecnológico, no qual as redes digitais tornam possíveis a interação imediata graças ao acréscimo da agilidade de acesso e á aumento da largura da banda de transmissão de dados, voz, imagem etc. – e, principalmente, a internet exerce um papel social fundamental na movimentação das relações financeiras, culturais e de conhecimentos (KENSKI, 2007). 
Nessa perspectiva a escola precisa de professores capacitados e disponibilizados a encarar esse novo ícone que é a informática educativa, sem medo de que algum dia seja substituído por  ela. É preciso então que haja uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia.

 

Em relação à educação, as redes de comunicações trazem novas e diferenciadas possibilidades para que as pessoas possam se relacionar com os conhecimentos e aprender. Já não se trata apenas de um novo recurso a ser incorporado á sala de aula, mas de uma verdadeira transformação, que transcende até mesmo os espaços físicos em que ocorre a educação. A dinâmica e a infinita capacidade de estruturação das redes colocam todos os participantes de um momento educacional em conexão, aprendendo junto, discutindo em igualdade de condições, e isso é revolucionário (KENSKI 2007, p. 47). 

 

Nessa perspectiva é preciso promover condições para que os professores em sua formação inicial construa conhecimentos sobre o uso das ferramentas tecnológicas existente; entenda porque e como associá-las na sua prática pedagógica e seja capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica. Os professores podem utilizar a tecnologia para diversificar suas aulas, precisa tão somente, estar capacitado e conhecer os recursos disponíveis para suas atividades pedagógicas e, realizar aulas dinâmicas, criativas e seguras.
A tecnologia ajuda a realizar o que já fazemos ou desejamos, se temos propostas inovadoras para facilitar as mudanças. O desafio imposto aos docentes é mudar o eixo do ensinar para optar pelos caminhos que levem ao aprender. Muitas inovações já atingiram as salas de aulas, graças aos esforços de dedicados pesquisadores na área de educação.
As Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) vem contraindo cada vez mais importância no panorama educacional. Sua utilização como ferramenta de recurso didático e sua ação no meio educacional vem aumentando, fazendo com que a educação passa por transformações estruturais e funcionais para defrontar com essas novas tecnologias. 
A Internet possibilita o acesso à informação e a comunicação, apresenta-se como um mecanismo capaz de mudar os hábitos da sociedade, pode ser considerada uma ferramenta um recurso didático importante uma para que as aulas sejam mais significantes. Para Mercado (2002), o uso da Internet simula uma tecnologia de construção do conhecimento, é algo que está sempre em edificação, reconstrução e renegociação, tudo depende dos sujeitos envolvidos, que representam vários meios categóricos em situação de constante interatividade, interconectividade e mobilidade.
O surgimento da Internet tornou-se relevante para o processo educacional, ao projetar o seu uso voltado para a ação educacional e a produção de materiais pedagógicos tendo a pesquisa como principal meio, estimulando o pensamento crítico, a argüição, a produção autônoma e o envolvimento nas atividades propostas, contribuindo para uma aprendizagem mais sólida e significativa. Segundo Abar & Barbosa (2008, p.11) “WebQuest é uma atividade didática, estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de uma tarefa de investigação usando principalmente recursos da Internet”.
Dessa forma, pode-se afirmar que a Internet cria espaços para que haja discussões em âmbitos os mais diversos possíveis, construindo novas formas de comunicação e interação. É nessa perspectiva que Kenski (2012), defende que não são as tecnologias que revolucionarão o ensino, mas a forma que os profissionais da educação irão abordá-las em suas aulas. Tudo isso depende mais das pessoas envolvidas no processo do que as tecnologias adotadas, ou seja, depende do propósito para os quais serão utilizadas.
A WebQuest, não se trata de um software, mas de uma atividade orientada que pode ser realizada de forma total ou quase totalmente com recursos da Internet. Desse modo, acreditamos que por meio dela, os alunos poderiam se aproximar e aprender a utilizar a Internet durante as aulas de Matemática.
Nesse sentido, propomos aos futuros professores de Matemática o desenvolvimento de um trabalho com as ferramentas da Internet especificamente a WebQuest, como um importante recurso didático atrelado as metodologias das Tendências da Educação Matemática em sua formação inicial.
A  WebQuest, é um recurso pedagógico o qual foi desenvolvido por Bernie Dodge, em 1995, professor da universidade estadual da Califórnia - EUA, que o introduziu como uma proposta metodológica com objetivo de utilizar a Internet de maneira bastante criativa, sendo apresentada aos alunos como uma tarefa motivadora com a finalidade de promover a cooperação, a interatividade, à aprendizagem colaborativa, a pesquisa, o senso crítico e a parceria aluno e professor. (PEREIRA et al, 2009). Visando a atuação dos futuros professores, vemos que no desenvolvimento da WebQuest, eles podem atuar como aprendizes no sentido de estarem sempre investigando, pesquisando, discutindo e organizando as informações que vão coletando por meio da Internet. Além disso, a WebQuest também pode facilitar a metodologia da sala de aula dos futuros professores, ou seja, pode contribuir para a dinâmica do professor dentro da sala de aula.
Visando difundir junto aos futuros professores do curso de Licenciatura em Matemática do núcleo Pedagógico de Matupá, ofertado pelo Programa Parceladas da Universidade Estadual de Mato Grosso, por meio de um curso, de modo que estes possam criar e confeccionar várias WebQuests envolvendo conteúdos matemáticos na perspectiva das Tendências da Educação Matemática,  utilizando a Internet como aliada da sua prática pedagógica nas aulas de Matemática, contudo propomos esse curso de extensão aos futuros professores de Matemática com a intuito promover a inclusão digital e possibilitando o contato com novos recursos didático que os ajudem nos planejamentos das ações pedagógicas durante o seu percurso de formação inicial e também continuada.
9. METODOLOGIA
 
Será ministrado um curso de extensão de 70 horas aos alunos do curso de licenciatura em Matemática do Projeto Parceladas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no Núcleo Pedagógico de Matupá. O curso contemplará uma das Tendências Pedagógicas da Educação Matemática. Ao fazer uma análise superficial das monografias produzidas pelos egressos dos cursos de licenciatura em Matemática do Programa Parceladas, cursos esses que foram ofertados no período de 2003 a 2011.
Nesse período aconteceram dois cursos de graduação em Matemática na região para atender a formação de professores em serviços, professores esses que exerciam a função docente sem a qualificação em nível de graduação, ou seja, os professores trabalhavam nas escolas com a disciplina de Matemática, mas não tinha formação para tal, então o Projeto Parceladas da UNEMAT  foi instituído para suprir essa demanda emergente na região.  
Constatamos também que as Tecnologias de Informação e Comunicação é uma das Tendências que pouco foi abordado nos trabalhos monográficos, ou seja, é uma das lacunas com relação às Tendências da Educação Matemática, contudo, optamos pela tendência pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, que também se explica por vários motivos: a primeira se justifica pelo fato do curso ser ministrado a futuros professores, consideramos ser de extrema relevância esse estudo na formação inicial de professores; a segunda se justifica pelo fato das escolas estaduais do Estado de Mato Grosso possuírem laboratório de informática, possibilitando aos futuros professores praticar essa Tendência em seus estágios nas aulas de Matemática; terceiro se justifica por ser uma tendência que estimula e motiva os alunos despertando a autonomia, a criticidade e a criatividade, por considerar que estamos vivendo numa era tecnológica, em que a inclusão das tecnologias nos diversos meio sociais, econômicos e culturais implica num desafio para todas as áreas de conhecimento, principalmente para o campo educacional. 
O processo de aprendizagem necessita atender às exigências desse mundo tecnológico; e o professor, elemento importante nesse processo, ocupa um papel relevante e estratégico nesta ação.  Dessa forma, educar nesse tempo de globalização sugere refletir sobre a necessidade de uma formação inicial que dê subsídios para que ele tenha conhecimento necessário e o mínimo de domínio das tecnologias; sendo fundamental essa preparação e integrar das tecnologias na formação inicial.
O curso de extensão abordará as potencialidades da Internet e terá como titulo (A Internet e suas potencialidades na pratica pedagógica: WebQuest como recurso didático), serão analisadas as relações existentes ou criadas quando se trabalha conteúdos matemáticos da educação básica por meio da internet (WebQuest) como recurso didático utilizando as Tendências da Educação Matemática na formação inicial de professores, no intuito que os futuros professores possa avistar o potencial desse recurso didático nos planejamentos das ações pedagógicas durante o seu percurso de formação inicial e também continuada.
O curso terá parte da carga horária na modalidade presencial e outra a distancia, sendo 55 horas de curso presencial e 15 horas a distancia. Para realizar esse atendimento a distancia as atividades serão disponibilizadas por meio da plataforma Moodle[1], bem como os mecanismos para atendimento as dúvidas, contribuições e avaliações aos futuros professores do curso.
O curso será orientado por meio de uma WebQuest, que será construída para nortear as atividades proposta, disponibilizando todos os recursos e links para que os futuros professores possam desenvolver as atividades de forma  mais autônoma.
O curso será dividido em 8 (oito)  momentos descritos abaixo:
 1º momento: Apresentação da proposta aos cursistas com esclarecimento das possíveis dúvidas que surgirem; apresentação da WebQuest (a qual será construída para nortear as atividades do curso).
2º momento: Promover um estudo do uso da Internet especificamente a WebQest, enquanto recurso didático no que tange a sua historia, característica, sites de hospedagem  e a sua aplicação no campo educacional;
3º momento Proporcionar uma reflexão sobre o uso da WebQuest  como recurso didático atrelado as metodologias das  Tendências da Educação Matemática como indutoras da aprendizagem Matemática e, sobretudo ressaltar a importância dessas metodologias para a formação inicial do professor do professor de Matemática;
 
4º momento: Todos os grupos de alunos cursistas deverá produzir uma WebQuest que envolva um conteúdo de Matemática, a partir das Tendências em Educação Matemática como Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, Tecnologias, História da Matemática, Etnomatemática, Jogos Matemáticos e Investigação Matemática.
5º momento: Publicação da WebQuest no site de origem e a criação de um Site, no qual será disponibilizado todas as WebQuests produzidas pelos alunos
6º momento: Ao final da atividade, cada grupo de autores da WebQuest fará apresentação da mesma, após cada aluno terá a oportunidade, avaliar a WebQuest dos alunos da turma, e fazer comentários sobre as mesmas, avaliando os parâmetros de criação, desenvolvimento e execução da WebQuest proposta.
7º momento: Avaliação do trabalho realizado.
8º momento: Finalização e correção das WebQuest, verificando se os comentários propostos contemplam e permitem que tais espaços possam criar ambientes de aprendizagem que fazem sugerir novas formas de pensar e aprender nas aulas de Matemática. 

 



[1] MOODLE é o acrônimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através da Internet ou de rede local.

10. METAS
A construção de um WebSite com a publicação dos materiais e das WebQuests produzidas pelos alunos participantes do curso.
 
11. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
 
ATIVIDADES
AGOSTO
SETEMBRO/OUTUBRO
PRESENCIAL
Á DISTANCIA
PRESENCIAL
Á DISTANCIA
Apresentação da proposta aos cursistas com esclarecimento das possíveis dúvidas que surgirem; apresentação da WebQuest.
3 horas
 
 
 
Realização dos estudos e reflexão dos assuntos proposto no 2º momento
5 horas
2 horas
 
 
Realização das atividades do 3º momento.  
9 horas
2 horas
 
 
Produção do projeto da WebQuest
 
6 horas
8 horas
 
Atividade do 4º momento: produção da WebQuest pelos alunos cursista.
 
 
16 horas
 
Realização das atividades do 5º momento
 
 
4 horas
 
Realização das atividades do 6º momento
 
 
8 horas
 
Avaliação do trabalho realizado
 
 
2 horas
 
Correção e finalização dos trabalhos

 

 

 
5 horas
     
 
 

 

 

12. AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

 

Os alunos serão avaliados quanto à participação na atividade proposta nos momentos presenciais e a distancia, a partir do planejamento, desenvolvimento e avaliação da WebQuest elaborada, através da sistematização e organização de sua criação, implicando na participação contínua do aluno em todos os espaços de aprendizagem. Analisaremos também as contribuições do curso de extensão na compreensão que os futuros professores tiveram ou tem sobre as Tendências da Educação Matemática e a sua influencia na formação inicial do professor. 

 

 

13. REFERÊNCIAS
ABAR, Celina A. A. P.; BARBOSA, Lisbete M.WebQuest: um desafio para o professor! São Paulo: Avercamp, 2008.
ALVES, Eva Maria Siqueira. A Ludicidade e o ensino da matemática: Uma prática possível. Campinas, SP: Papirus, 2001.
BRANDÃO, André Luiz, MUSA, Daniela Leal; OLIVEIRA, Alessandro Ramos de; FERNANDES, Clovis Torres. WebQuests em Roteiro de Curso Hipermídia. Anais do XXVIII Congresso da SBC – 2008, p. 458 a 461.
BARROS, Gílian Cristina. Webquest: metodologia que ultrapassa os limites do ciberespaço. Disponível: <www.gilian.escolabr.com/textos/webquest_giliancris.pdf>. Acesso em: Junho de 2014.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LEMKE, Jay LLetramento Metamidiático: Transformando Significados e Mídias. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 49(2): 455-479, Jul./Dez. 2010. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010318132010000200009&script=sci_arttext>.Acesso em: 12/05/2014.
 
MERCADO. Luiz Paulo Leopoldo. A Internet como ambiente de pesquisa na escola. In: MERCADO, L.P.L. (org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió, EDUFAL/INEP, 2002.
 
_____. MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. A Internet como Ambiente Auxiliar do Professor no Processo Ensino-Aprendizagem.  Instituto Gauss. 2001. Disponivel em: . Acesso em: 12/05/2014.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.
PEREIRA, Deise Maria Marques Choti; FIALHO, Neusa Nogueira; MATOS, Elizete Lucia Moreira.WEBQUEST: UMA FERRAMENTA CRIATIVA E MOTIVADORA NA PRÁTICA EDUCATIVA. 2009. In: Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. ISBN- 978-972-8746-71-1. Disponível em:. Acesso em: 03/04/2014.
PONTE, João Pedro da. Investigações matemáticas na sala de aula. 3. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
SAMPAIO, Rafael Cardoso. Quão Deliberativas São Discussões Na Rede? Um Modelo De Apreensão Da Deliberação OnlineRev. Sociol. Polít.,Curitiba, v. 20, n. 42, p. 121-139, jun. 2012. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010444782012000200010&script=sci_arttxt>. Acesso em: 02/03/2014.
SILVA, Karine Xavier Soares. WebQuest: uma metodologia para a pesquisa escolar por meio da internet.São Paulo: Blucher Acadêmico, 2008.